Academia DHIS2 – Ferramentas de Análise de Dados/Informação (Guiné-Bissau)

Dados devem contar uma história, e as técnicas de visualização empregues irão ditar a qualidade da narrativa. Nos sistemas de gestão de informações, os dados são consumidos para a tomada de decisões por meio de painéis claros e concisos (colecções de diferentes visualizações de dados, gráficos, mapas e tabelas dinâmicas). Escolher a técnica ou painel de visualização mais apropriado para transmitir uma determinada mensagem ou segmentar um público-alvo específico é fundamental para o sucesso do programa.

Este treinamento em DHIS2 Analytics é uma excitante combinação de princípios de aprendizagem, conceitos-chave de Uso, Monitoria (Seguimento) e Avaliação de Informações no contexto da saúde pública e as ferramentas do DHIS2 para apoiá-los. Através de palestras, exercícios práticos e discussões com os colegas, os participantes estarão bem equipados para melhorar o uso do DHIS2 em seu trabalho diário.

O objectivo desta Academia é:

– Promover o uso de sistemas de informação como ferramenta para a gestão descentralizada de programas.
– Introduzir todos os novos recursos e ferramentas de análise (Scorecard, BNA, painéis e aplicativos da OMS) para os participantes.
– Fornecer aos participantes uma compreensão completa dos mecanismos de uso de dados (mineração e visualização) no DHIS2.
– Promover o uso de sistemas de informação como ferramenta para a gestão descentralizada de programas.
– Programe as melhores práticas de uso de dados e forneçer experiências reais usando dados para tomar decisões.
– Proporcionar aos participantes uma compreensão completa das ferramentas e mecanismos de monitoria da qualidade de dados.
– Definir estruturas do sistema principal que precisam estar em vigor para qualquer sistema de informações.

Através de apresentações, exemplos e exercícios com dados reais, o participante será equipado com uma compreensão das várias técnicas de visualização de dados, conceitos de análise, medidas de qualidade de dados e criação de dashboards em DHIS2.

Mais informações sobre a Academia aqui