SERVIÇOS DHIS2

Como parceiro Lusófono da Universidade de Oslo, o objetivo geral de Saudigitus é apoiar os países de língua portuguesa a fortalecer seus sistemas de saúde e a capacidade de gerir seus Sistemas de Informações de Saúde de forma sustentável. Este suporte está focado na promoção da plataforma DHIS2, como um bem público global para a comunidade lusófona, as inovações e os desenvolvimentos actuais da plataforma DHIS2.

Por isso oferecemos:

Academias DHIS2 e treinos personalizados

As academias DHIS2 visam fortalecer a capacidade nacional e regional para estabelecer, projectar e manter com sucesso e usar sistemas baseados em DHIS2. Através de treinos intensivos que combinam sessões teóricas e práticas, os participantes são treinados para se tornarem especialistas em DHIS2 prontos para suportar as necessidades de colecta, análise e relatórios de dados de suas organizações usando DHIS2.

Este desenvolvimento de capacidade é abordado tanto a partir de uma perspectiva técnica, proporcionando uma melhor compreensão das ferramentas DHIS2 disponíveis e suas melhores práticas, bem como do lado da gestão da saúde através de sessões sobre qualidade de dados e uso de informações.

As seguintes actividades são oferecidas desde o primeiro semestre de 2014 com seus correspondentes horários:

Treino Local Data
Academia DHIS 2 – Information Use Hotel Southern Sun  3-8 de Julho de 2017
Academia DHIS 2 – Design and Customization Universidade Eduardo Mondlane Fevereiro de 2017
Academia DHIS 2 – Tracker Kaya Kwanga Outubro de 2016
Academia DHIS 2 – Fundamentals Universidade Eduardo Mondlane  Junho de 2016

Personalização do DHIS2 e suporte de implementação

Facilitar as análises e inovações do sistema de informação através do design, desenvolvimento e implementação de Sistemas de Informação em Saúde. Integrar os padrões de Monitoria e Avaliação na colecta de dados, monitoria, avaliações progressivas e pesquisa para qualidade e uso de dados.

Os serviços da Saudigitus para personalização e suporte de implementação são projectados para ajudar essa tradução de dados para informações para conhecimento.

Esses serviços incluem:

1.Ajudar na concepção de data warehouse integrado para países e organizações.

2.Apoiar a racionalização dos formulários de colecta de dados e vincular a colecta de dados aos indicadores.

3.Desenhar indicadores relevantes para gestão de diferentes programas de saúde.